Outras matérias:
anterior < Avenida Niemeyer fica com trecho bloqueado para obra de cabo ótico

próxima > Prefeitura regulamenta seleção para Programa de Residência Jurídica


Editoria: Cidade
Rio de Janeiro, Quarta-feira, 01 de outubro de 2014

Preview
Prefeito do Rio inicia o Programa Escolas do Amanhã na Cidade de Deus
Publicada em: 24/08/2009 às 15:29 - Editoria: Cidade




O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, abriram oficialmente nesta segunda-feira, dia 24, o Programa Escolas do Amanhã na Escola Municipal Pedro Aleixo, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, uma das 150 unidades participantes do projeto. As escolas beneficiadas estão em 73 comunidades de 63 bairros do Rio. Na Cidade de Deus, além da Pedro Aleixo, participam o Ciep Luiz Carlos Prestes e as escolas Leila Barcelos de Carvalho, Alberto Rangel e José Clemente Passos. Na ocasião, o prefeito também formalizou parceria com a Unesco, através da assinatura do Memorando de Entendimento.

Com o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho de 108 mil alunos que estudam nas regiões mais violentas da cidade, o Escolas do Amanhã implanta, entre diversas ações, a educação em tempo integral com o conceito de Bairro Educador, um novo método de ensino de ciências e salas de saúde nas escolas. Além disso, os quatro mil professores e 150 coordenadores pedagógicos destes colégios foram capacitados para lidar com crianças e jovens que apresentam traumas, bloqueios e dificuldades de aprendizagem em função da rotina de exposição à violência.

Vale lembrar que os professores das escolas que atingirem a meta de aprendizagem vão receber bônus de um salário e meio (para as demais unidades do Município, o bônus será um salário), e três mães de cada unidade serão designadas para buscar as crianças que não forem à aula, e investigar o motivo da ausência. Esta função também será remunerada.

Em seu discurso, o prefeito do Rio destacou o trabalho conjunto de diversos órgãos da Prefeitura como fator primordial para que a execução do programa fosse bem sucedida.

- Sem a união entre as secretarias jamais seria possível realizar esse projeto com tamanha grandeza - disse ele, que também falou sobre a importância da educação para a concepção de um futuro melhor para as crianças.

- Só vamos conseguir dar futuro às crianças se apostarmos na educação delas. Somente desta maneira elas poderão esperar por um futuro melhor.

A secretária municipal de Educação lembrou o passado violento da comunidade e mostrou-se disposta a "reescrever" a história dessa região da cidade e disse que através da Educação é possível retirá-la das páginas policiais dos jornais.

- Olhar para as crianças que mais precisam é nossa obrigação. Por isso, vamos apostar no "amanhã" dessa cidade com investimentos em Educação - disse, que pretende implantar o Programa em todas as escolas da rede municipal.

Acompanhado pelos secretários municipais Pedro Paulo Carvalho (Casa Civil), Hans Dohmann (Saúde), Jandira Feghali (Cultura) e Carlos Alberto Muniz (Meio Ambiente), além do coordenador do programa, Luiz Eduardo Conde, e de vereadores e administradores regionais, Eduardo Paes assistiu à apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica. Regidos pelo maestro Isaac Karabtchevsky, os músicos abriram o evento com a execução do Hino Nacional, além de executar o 1º movimento da Sinfonia nº 5, de Beethoven.

Após a solenidade, o prefeito Eduardo Paes visitou as instalações da escola, onde conversou e brincou com os alunos, e assistiu a apresentações do grupo artístico da escola. Em entrevista à imprensa, o prefeito voltou a falar sobre o programa, afirmando que, até o fim deste ano, o programa Escolas do Amanhã estará a pleno vapor em todas as escolas que integram a iniciativa.

- Até lá todas receberão o mesmo padrão de atendimento, aulas em tempo integral, novas tecnologias, laboratórios de Matemática e de Ciências. Isso representa um investimento na vida desta cidade. Afinal estamos falando de alunos de 150 escolas, situadas nas áreas mais violentas do Rio, que terão seu futuro transformado para melhor - disse.

As ações que integram o Programa Escolas do Amanhã:

Educação em tempo integral:
As 150 unidades escolares pertencentes ao Programa Escolas do Amanhã oferecerão educação em tempo integral. No contraturno das aulas, os estudantes terão a oportunidade de participar de mais de 50 oficinas culturais (arte, teatro, dança, música, leitura) e esportivas, que serão ministradas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Cultura, além de outras instituições. Cada escola já escolheu as oficinas que irá oferecer aos alunos. Essa escolha foi baseada no perfil do corpo discente e da comunidade do entorno. A implantação das oficinas começou este mês.

Bairro Educador:

A Secretaria Municipal de Educação aplicará um novo modelo de gestão de parcerias, visando transformar a comunidade em extensão do espaço escolar, de forma que o processo ensino-aprendizagem se integre à vida cotidiana. Haverá um educador comunitário, que estará preparado para desenvolver ações de integração entre os interesses da escola e do bairro. Serão firmados convênios e parcerias com a sociedade civil (instituições de ensino, lideranças comunitárias, organizações sociais, empresariado). Com isso, se dá mais um passo para formar indivíduos autônomos, solidários e corresponsáveis por sua transformação e de sua comunidade.

Capacitação no método Uerê-Mello:

Os 150 coordenadores pedagógicos do Programa Escolas do Amanhã, que trabalham com crianças e jovens que apresentam problemas de aprendizagem em função da convivência diária com situações de violência, foram capacitados na metodologia Uerê-Mello de desbloqueio cognitivo. Durante o curso, com 60 horas de duração, os coordenadores aprenderam a identificar as vulnerabilidades dessas crianças e o porquê de não absorverem os conteúdos ensinados. Além disso, aprenderam alguns exercícios, que deverão ser feitos em sala de aula, para facilitar o aprendizado. Os professores estão sendo capacitados na mesma metodologia.

Salas de Saúde:

Cada uma das 150 Escolas do Amanhã terá uma sala para atendimento médico de saúde, com o programa Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. As equipes que atuarão nas escolas também trabalharão com ações preventivas em saúde, orientando, por exemplo, alunos e responsáveis sobre noções básicas de higiene. Também encaminharão para a rede pública de saúde os casos que forem necessários. As 150 escolas serão equipadas com esta sala ao longo do ano.

Cientistas do Amanhã:

Método inovador do ensino de ciências realizado em parceria com a Sangari Brasil. Cada uma das 1.555 salas de aula das Escolas do Amanhã se transformará em um verdadeiro laboratório de ciências, possibilitando experimentos diversos. Nesse novo método, que é adotado em escolas tradicionais do Rio, como a Escola Parque, o aluno é motivado a desenvolver seu senso crítico, autoconfiança, raciocínio lógico, além de diversas capacidades diversas, como observação, análise, investigação, comunicação, abstração, resolução de problemas, tomada de decisões, entre outras. O programa está articulado em três eixos centrais: formação de professores, material de apoio pedagógico para professores e estudantes e materiais de investigação. Além de livros, inclui vídeos, jogos, imagens, reagentes e seres vivos. Um armário especial, para guardar o material, também faz parte do pacote. Na Escola Pedro Aleixo esse projeto começa nesta segunda-feira, enquanto que nas demais será implantado ao longo do semestre letivo.

Salas de Leitura:

Os acervos das Salas de Leitura das escolas estão sendo ampliados. Durante o 11° Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Finilij) do Livro para Crianças e Jovens, que ocorreu em junho, todas as diretoras da rede ganharam uma verba para a compra de livros. Durante o mês de setembro, na Bienal, outra verba será destina aos diretores para este fim. Além disso, os professores das Salas de Leitura das Escolas do Amanhã passaram por dois cursos de capacitação. Haverá também um revigoramento das ações da Sala de Leitura, onde voluntários e estagiários contratados pela Secretaria Municipal de Educação auxiliarão os professores.

Termo de Compromisso de Desempenho Escolar:

O Termo de Compromisso de Desempenho Escolar têm como objetivo estabelecer metas de aprendizagem e de gestão, que visam à melhoria da qualidade do ensino e das escolas de toda a rede municipal. Professores e servidores das escolas que conseguirem atingir as metas estabelecidas receberão o Prêmio Anual de Desempenho. Nas 150 Escolas do Amanhã o valor do prêmio será de um salário e meio para professores e funcionários que atingirem as metas ao fim do ano.

Mães Comunitárias:
As mães comunitárias atuarão no sentido de mobilizar alunos e familiares sobre a importância da escola em suas vidas, monitorando as faltas e buscando saber o motivo das mesmas. As mães atuarão também, na hora do recreio, monitorando as ações e qualificando o comportamento dos alunos e suas relações.

Informática com internet em banda larga:

Todas as escolas terão salas de informática com internet em banda larga. Das 150 Escolas do Amanhã, 112 já estão equipadas com essa tecnologia. A partir de um Termo de Adesão do Município ao Proinfo – programa do MEC que equipa as escolas com laboratórios de informática com acesso à internet e capacita os professores que irão atuar nesses laboratórios – todas as escolas da rede, com prioridade para as que integram o Escolas do Amanhã, terão laboratórios de informática a partir de outubro.

Dois computadores por sala de aula:

Em cada uma das 150 Escolas do Amanhã, as salas de aula, do 3° ao 6° Anos, terão dois computadores, com softwares que solidificam o aprendizado das matérias, de forma lúdica. O projeto piloto deste programa será realizado na Escola Municipal Pedro Aleixo.

Escola da Cidadania:

Em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação vai realizar diversas atividades de promoção dos direitos jurídicos e sociais. Defensores públicos e estagiários ficarão locados, temporariamente, próximo das escolas atendendo a população. Durante esse período, a população local poderá retirar documentos como certidão de nascimento e casamento, e, ainda, receberá orientações jurídicas. Esse projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.

Escola Social:
Vinculação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o Programa Escolas do Amanhã. Um grupo de agentes sociais vai percorrer as 150 Escolas do Amanhã para identificar dentre as 108.576 crianças matriculadas aquelas que estão em situação de trabalho infantil para desenvolver as ações do PETI, como por exemplo, executar o processo de inserção e desligamento do trabalho infantil a partir do cadastro da família no programa Bolsa Família. Essa parceria será desenvolvida ao longo de todo o ano letivo.

1, 2, 3, Alô!:
Parceria com o Instituto Noos que oferece um sistema de atendimento telefônico para apoio à criança e ao adolescente. Por meio deste contato telefônico, os alunos terão informações jurídicas, psicológicas, sexuais e contra as drogas.

Quadro Digital:

Lousas interativas, onde o professor já pode trazer o conteúdo que será lecionado digitalizado em arquivos de texto. Os alunos não precisarão copiar o conteúdo que está escrito no quadro, pois o arquivo pronto poderá ser impresso e entregue a cada um dos estudantes. Além disso, com uma caneta própria para escrever em quadro digital, ele poderá acrescentar informações naquele texto pré-existente. Com isso, a aula torna-se mais dinâmica e interativa. Das 150 Escolas do Amanhã, oito participam do projeto piloto de adaptação aos quadros digitais.

Texto: Flávia David
Fotos: AF Rodrigues e Beth Santos.

imprimir Enviar por e-mail


Topo da página
Primeira página . Aviso de Pauta . Cidade . Carnaval 2008 . Carnaval 2009 . Carnaval 2010 . Prefeitura Itinerante . Rio2016 . Notícias anteriores . Fotos . Fale com o Notícias Rio
© 2001 - 2006 Todos os direitos reservados à Secretaria Especial de Comunicação Social - Tel:2503-2828 / 2503-2862