Outras matérias:
anterior < Prefeito participa do Fórum Econômico Mundial para a América Latina

próxima > Prefeitura fixa normas para desocupação de imóveis usados irregularmente


Editoria: Cidade
Rio de Janeiro, Terça-feira, 02 de setembro de 2014

Preview
Secretaria da Ordem Pública estoura depósitos clandestinos no Centro
Publicada em: 15/04/2009 às 16:41 - Editoria: Cidade




A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) realizou na manhã de hoje, dia 15, uma operação de estouro de dois depósitos clandestinos, no Centro, que eram utilizados para armazenar mercadorias de ambulantes, além de carrocinhas de cachorro-quente, de pipoca, de tapioca, de churros e de sucos de frutas.  

A ação teve início em um depósito na Rua Visconde da Gávea nº 86, onde foram apreendidas diversas mercadorias entre bebidas, alimentos, isopores, carrocinhas de cachorro-quente, churrasquinho, cuscuz e de sucos de frutas. No local também foram encontrados dois computadores, cd’s e dvd’s piratas, metros de cabos de rede que seriam utilizados para gatos de internet, além de roupas, panelas, bolsas e colchões. Uma mochila com centenas de contas de luz ainda por vencer também estava escondida no depósito. 

Para o secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, ações serão realizadas permanentemente para desestimular a ocupação irregular das ruas e acabar com esse comércio ilegal. 

- Estamos buscando os locais onde os ambulantes guardam os equipamentos utilizados para ocupar as ruas irregularmente. E temos visto coisas absolutamente deprimentes. Equipamentos guardados em locais sem nenhum cuidado de higiene, comidas podres, sem nenhuma condição de salubridade, com alimentos armazenados ao lado de uma latrina inclusive. Isso é um crime contra a saúde pública! – afirmou.

De acordo com a Seop, 165 ambulantes armazenavam o material no depósito e pagavam uma taxa em torno de R$ 20,00 por semana, dependendo da quantidade do material e do tamanho do carrinho. O proprietário do imóvel não foi localizado. 

Em seguida, os agentes estouraram o depósito clandestino na Rua Senador Pompeu nº9, onde encontraram uma situação de calamidade pública. No local estavam 28 carrocinhas de cachorro-quente, yakissoba, pipoca, tapioca, churros e sucos de frutas, além de alimentos estragados. Mantimentos como presunto, queijo, pães, maionese, catchup, e massa pronta de churros eram armazenados em baldes e sacos plásticos, sem nenhum tipo de conservação. Em uma geladeira sem refrigeração e infestada de baratas, estavam guardadas cinco tortas e dois pudins. Nos fundos do depósito, os agentes da Seop descobriram um depósito de botijões de gás. O proprietário do imóvel, Esemberge José Leite, esteve no local e assistiu a operação.

De acordo com Rodrigo Bethlem, a Prefeitura já está tomando providências para regularizar o comércio ambulante na cidade.

-
O Prefeito Eduardo Paes editou um decreto na semana passada que busca regularizar o comércio ambulante. Vamos fazer o recadastramento de quem já tem licença e o cadastramento de quem também trabalha nas ruas, mas não tem licença. Pela lei, a Prefeitura pode dar 18.400 pontos de comércio ambulante na cidade - ressaltou. 

Todo o material apreendido nos dois depósitos foi lacrado e levado para depósito da Prefeitura. Funcionários da Light cortaram ligações clandestinas e fiscais da Defesa Civil avaliaram o imóvel da Rua Visconde da Gávea, que ameaçava desabar. A Secretaria da Ordem Pública chegou até os dois locais através de denúncias e de levantamento prévio feito pela secretaria. Desde janeiro deste ano, 16 depósitos clandestinos já foram estourados na região do Centro. 

Participaram da operação 132 pessoas, sendo 20 agentes da Seop, 12 da Coordenadoria de Controle Urbano, 50 guardas municipais, três fiscais da Defesa Civil, 30 garis, além de policiais militares e civis e funcionários da Light e da Cedae. Foram utilizados seis caminhões basculantes da Comlurb e um reboque da Secretaria Municipal de Transportes. 

Texto: Juliana Romar


 


imprimir Enviar por e-mail


Topo da página
Primeira página . Aviso de Pauta . Cidade . Carnaval 2008 . Carnaval 2009 . Carnaval 2010 . Prefeitura Itinerante . Rio2016 . Notícias anteriores . Fotos . Fale com o Notícias Rio
© 2001 - 2006 Todos os direitos reservados à Secretaria Especial de Comunicação Social - Tel:2503-2828 / 2503-2862