Outras matérias:
anterior < Vacinação Itinerante imuniza mais de 1.300 pessoas na Tijuca

próxima > Município treina novos agentes de saúde para combate à dengue


Editoria: Cidade
Rio de Janeiro, Quinta-feira, 24 de abril de 2014

Preview
Casas de Convivência realizam Baile da Primavera
Publicada em: 05/09/2008 às 18:24 - Editoria: Cidade




A Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro realizou hoje, dia 5, o Baile da Primavera em cinco Casas de Convivência e Lazer, programa mantido em parceria com a Prefeitura que visa a inclusão social de pessoas da terceira idade.

Na Casa Dercy Gonçalves, em Copacabana, a animação ficou por conta dos voluntários da Banda Românticos do Rio, que embalou o público com hits dos anos 50 à época atual. Cerca de 100 pessoas dançaram e cantaram das 15 às 17h.

Oswaldo Baptista de Carvalho, que se integrou ao grupo há um mês, era um dos mais animados. Antes, ele caminhava sozinho na praia, agora faz aulas de canto livre e dança. "Isso aqui é muito bom, a nossa turma é afiada", disse.

Segundo a diretora Sheila Cristofaro, a maioria das pessoas que procuram a Casa Dercy Gonçalves apresenta sinais de depressão, não tem atividade física e se afastou do convívio social. "Aqui, fazem amizades, conhecem outras pessoas da mesma faixa etária e acabam criando vínculos que ultrapassam as portas da Casa", relatou Sheila.

Nilma Martins da Silva, de 70 anos, é um exemplo. Freqüentadora desde 2004, ela mora sozinha, mas encontra na Casa de Copacabana convívio social e um espaço para movimentar o corpo, nas aulas de ioga, alongamento e tai-chi chuan. "Aqui, a amizade e a convivência são maravilhosas, fiz mais que amigos", disse.

A Obra Social da Cidade mantém uma rede de seis Casas de Convivência nos bairros de Botafogo, onde duas unidades, Tijuca, Gávea, Copacabana e São Conrado. Para participar das atividades basta ter mais de 60 anos, apresentar documento de identidade, uma foto 3X4 e comprovante de residência e fazer uma entrevista com a assistente social da Casa.

Mais informações sobre essa e outras iniciativas da Obra Social, na página da internet www.obrasocial-rj.org.br ou pelo telefone 2503-4603.
Casas de Convivência realizam Baile da Primavera
A Obra Social da Cidade realizou, em parceria com a Prefeitura do Rio, hoje, dia 5, o Baile da Primavera em cinco Casas de Convivência e Lazer da instituição. O evento faz parte da programação gratuita voltada para inclusão social de pessoas com mais de 60 anos.
As cinco Casas que promoveram o Baile estão instaladas em Botafogo, Tijuca, Gávea, Copacabana e São Conrado.
Na Casa Dercy Gonçalves, em Copacabana, a animação ficou por conta dos voluntários da Banda Românticos do Rio, que embalou o público com hits dos anos 50 até os que fazem sucesso atualmente. Cerca de 100 pessoas dançaram e cantaram das 15 às 17h. O Sr. Oswaldo Baptista de Carvalho, há um mês na Casa, era um dos mais animados, "Isso aqui é muito bom, a nossa turma é afiada", disse. Ele, que antes caminhava sozinho na praia, agora faz aulas de canto livre e dança. "Agora eu pratico outras atividades e participo de uma convivência saudável com outras pessoas", finaliza Seu Oswaldo.
A diretora da Casa Dercy, Sheila Cristofaro, fala que a maioria das pessoas que chega até lá está deprimida, não pratica exercícios físicos e não tem muitas atividades sociais. "Com o início das atividades, os participantes fazem amizades, conhecem outras pessoas da mesma faixa etária e acabam criando vínculos que ultrapassam as portas da Casa".
Freqüentadora da Casa de Copacabana há 4 anos, Nilma Martins da Silva, de 70 anos, viu a inauguração e ficou interessada em participar, pois mora sozinha e não tinha muitos amigos. "Aqui, a amizade e a convivência são maravilhosas, fiz mais que amigos", conta a animada Nilma. Ela faz aulas de yoga, alongamento e tai-chi chuan. Além das atividades, ela também participa dos eventos que sempre acontecem na Casa Dercy, "A Casa sempre oferece algo interessante", afirma Nilma, antes de voltar à pista de dança.

Ao todo há seis Casas do Programa de Convivência e Lazer para Idosos, coordenadas pela Obra Social da Cidade em parceria com a Prefeitura do Rio. Para participar é preciso ter mais de 60 anos, levar RG, uma foto 3X4, comprovante de residência e fazer uma entevista com a assistente social da Casa que deseja participar.
Para saber mais sobre essa e outras iniciativas da Obra Social, basta acessar a página da internet 'www.obrasocial-rj.org.br', ou ligar para o telefone 2503-4603.

imprimir Enviar por e-mail


Topo da página
Primeira página . Aviso de Pauta . Cidade . Carnaval 2008 . Carnaval 2009 . Carnaval 2010 . Prefeitura Itinerante . Rio2016 . Notícias anteriores . Fotos . Fale com o Notícias Rio
© 2001 - 2006 Todos os direitos reservados à Secretaria Especial de Comunicação Social - Tel:2503-2828 / 2503-2862